Notícia
FILMES AMADORES E DE FAMÍLIA


O ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA – VIDEOTECA PROCURA FILMES CASEIROS, DOMÉSTICOS, AMADORES E DE FAMÍLIA

A Videoteca, organismo municipal criado em 1992 e hoje integrado no Arquivo Municipal, dedica-se, para além das atividades de produção e programação, à recolha, inventariação e divulgação das imagens em movimento feitas na e sobre a cidade de Lisboa.

 

Nesse contexto, o Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca está a promover uma recolha de filmes caseiros, domésticos, amadores e de família feitos na cidade de Lisboa ou por lisboetas. Porque uma cidade é também aquela que é imaginada por aqueles que a habitam, apelamos a que cada habitante abra o seu arquivo individual, e o partilhe, para que, pouco a pouco, seja possível construir um enorme mapa imaginário e comum, feito pela articulação de cada uma dessas imagens privadas e pessoais.

 

E para desde já iniciar o desenho desse mapa, e começar a devolver estas imagens aos lisboetas e à sua cidade, o Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca organizará a TRAÇA – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, onde a cada ano serão mostrados alguns dos filmes recebidos e integrados no seu espólio.

 

Apelamos a que sejam enviados ou entregues nas instalações da Videoteca, filmes:

 

- feitos na cidade de Lisboa (dentro ou fora de casa) ou por lisboetas (desde que de alguma maneira incluam a menção a essa origem)

- sem restrições temáticas, mas com carácter documental e de retrato do quotidiano

- de qualquer época

- em bom estado de conservação

 

- nos seguintes formatos vídeo U-Matic , Betacam SP, DV, DVD, Mini-Dv, Dvcam, Mini-Dvcam, HDV, VHS, HI 8; e nos seguintes formatos de película: 8mm, super 8mm, 16mm (contactar a Videoteca para outros formatos) 

 

O Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca fará duas cópias (em formato digital) de cada filme: uma será integrada no seu arquivo e a outra será entregue ao depositante.

 

Os filmes deverão ser enviados para ou entregues em

 

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - VIDEOTECA
Morada: Largo do Calvário, nº 2 - 1300-113 LISBOA
Edifício da “Promotora” (a Alcântara)

 

nota Se quiser consultar e procurar as suas imagens no nosso arquivo, ou se durante alguma projeção reconhecer a sua família, por favor entre em contacto connosco através do e-mail ines.sapeta.dias@cm-lisboa.pt  ou do telefone  21 817 04 33

 

Para outras informações http://videoteca.cm-lisboa.pt/