Notícia
Documentário - Terraços do Carmo


Em colaboração com o CAL - Centro de Arqueologia de Lisboa, a Videoteca está a proceder ao registo vídeo da intervenção arqueológica e respectiva revitalização do espaço público na área envolvente das ruínas do Carmo.

Em colaboração com o CAL - Centro de Arqueologia de Lisboa, a Videoteca está a proceder ao registo vídeo da intervenção arqueológica e respectiva revitalização do espaço público na área envolvente das ruínas do Carmo. A intervenção visa deste modo ligar o  percurso pedonal do Pátio B ao Largo do Carmo e  ao elevador de Santa Justa, projecto este que assinado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e que tem como objectivo concluir o Plano de Pormenor da Recuperação da Zona Sinistrada do Chiado.

Com a intervenção vence-se o desnível topográfico existente entre a plataforma do “Pátio B” e o portal Sul do Convento do Carmo, articulando os espaços de forma integrada, aliando a valorização patrimonial deste local à criação de um espaço público de lazer nos Terraços do Carmo como prolongamento natural do percurso pedonal.

Após a conclusão da intervenção a Videoteca apresentará um documentário que para além de testemunhar o trabalho realizado no projecto de reabilitação fará uma contextualização histórica sobre um dos locais mais simbólicos da cidade.