Videoteca
 Home  /  Apresentação

APRESENTAÇÃO

Desde o início da sua actividade em 1992, por entre mostras, programações, retrospectivas dedicadas a temas do cinema e vídeo, a Videoteca Municipal de Lisboa foi elaborando um conjunto de publicações que se dedicam a pensar algumas das problemáticas que envolvem a produção de imagens em movimento. São livros que focam maioritariamente o cinema português, mas onde aparece envolto por questões que o ultrapassam e o incluem nas preocupações em comum com todos aqueles que, pelo mundo, olham e pensam o cinema.

A Videoteca Municipal editou, por um lado, catálogos das mostras levadas a cabo por este serviço municipal. Nos catálogos da Mostra de Vídeo pode aceder-se aos filmes em vídeo produzidos num determinado ano; nos catálogos da Mostra de Curtas e da Mostra do Documentário Português (PANORAMA) juntam-se a este inventário de filmes textos mais largos, expressões de cineastas, ou reflexões sobre uma problemática precisa que em cada ano envolveu os filmes programados (e com isso a uma importância histórica, inerente ao compêndio de informações sobre filmes de cada ano, junta-se uma relevância teórica, intemporal, presa às reflexões profundas em volta da produção de cinema em Portugal). Por outro lado, a Videoteca editou também obras de maior fôlego, dedicadas a temas ou gerações da criação cinematográfica portuguesa. São livros que dão voz àqueles que fazem o nosso cinema e a cruzam com textos importantes para perceber os vários braços da produção. Mas na medida em que muitos dos catálogos, ou livros de debates, igualmente tratam problemáticas gerais relacionadas com a criação cinematográfica, estes dois braços do trabalho editorial da Videoteca tocam-se e confundem-se.

Uma Videoteca é um local de reflexão em volta das imagens em movimento. Se o vídeo, material que permite pensar as imagens sem sair do campo delas, é um instrumento privilegiado para pensar o cinema, a Videoteca pretende levar esse pensamento até ao momento em que o fixa, num livro consultável e manuseável. São esses pensamentos feitos livros que aqui se apresentam.

Alguns destes livros podem ser adquiridos na Livraria Municipal sediada na Avª da Républica, outros estão disponíveis gratuitamente na Videoteca / Arquivo Municipal de Lisboa – as duas hipóteses estão sempre assinaladas junto à descrição de cada publicação e estão limitadas ao stock existente.

Ver Lista de Publicações