Traça - MOSTRA DE FILMES DE ARQUIVOS FAMILIARES

TRAÇA - MOSTRA DE FILMES DE ARQUIVOS FAMILIARES

O Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca dedica-se, para além das atividades de produção e programação, à recolha, inventariação e divulgação das imagens em movimento feitas na e sobre a cidade de Lisboa.

Nesse contexto, a Videoteca organiza, desde 2015, uma Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, com a qual pretende dar a conhecer alguns dos filmes amadores, caseiros, privados, feitos na cidade de Lisboa ou por lisboetas. São filmes misteriosos, muitos deles de origem incerta, muito puros e diretos, que permitem acompanhar, através de histórias íntimas, a história da cidade ou do país.

Todos os anos a TRAÇA terá um formato diferente. Mas porque consideramos que um arquivo se define pelas articulações que se jogam entre os objetos que lhe pertencem e que numa videoteca cada imagem está sempre disponível para ser remisturada com outra – trabalho a que incita o vídeo, por natureza – irão repetir-se dois princípios em cada programação da TRAÇA: a Mostra será, primeiro, lugar de experimentação e reorganização dos filmes deste arquivo; e será sempre lugar, também, de projeção destes filmes no seu estado bruto, em locais e condições sempre distintas, acompanhados de comentários e histórias contadas na primeira pessoa

A primeira edição teve lugar nos dias 10 e 11 de outubro de 2015 em vários locais do Bairro do Castelo.

 

A recolha de filmes de arquivos familiares é permanente e os mesmos, além de poderem ser vistos no âmbito da TRAÇA, estão disponíveis para consulta e estudo no Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca.


Mais informações aquihttp://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/eventos/traca-mostra-de-filmes-de-arquivos-familiares/

Página oficial aqui