Produção audiovisual
 Home  /  Apresentação

APRESENTAÇÃO

Filmagens " A paisagem de Artur Pastor"

Um dos eixos de maior relevo na atividade da Videoteca Municipal de Lisboa é a produção audiovisual. A Videoteca possui uma equipa profissional de produção cinematográfica com valências nas áreas de direção de fotografia, operação de câmara e engenharia de som que tem como missão a realização de diversos conteúdos fílmicos sobre Lisboa.

Desde a sua fundação em 1991 a Videoteca concebeu diversos documentários, institucionais, spots publicitários para televisão e vídeos para exposições que têm como objetivo a divulgação da atividade da Direção Municipal de Cultura e consequentemente a promoção da “memória viva da cidade”. A Videoteca tem ainda como missão o registo contínuo da evolução da cidade acompanhando as grandes transformações da paisagem social e urbana, mantendo especial atenção ao património cultural imaterial.

Com um maior enfoque na produção de documentários, a Videoteca realizou diversos filmes sobre a história, os lugares, as gentes, os artistas, os escritores e as personalidades marcantes de Lisboa. Neste âmbito, destacam-se entre outros: José Gomes Ferreira – Um Homem do Tamanho do Século, O Carro Elétrico de Lisboa, Fotogramas Soltos de José Cardoso Pires, Bairro – Alto 500 Anos, Ophiussa – Uma Cidade de Fernando Pessoa e A Paisagem de Artur Pastor