Histórico de actividades
 Home  /  Ler Cinema

LER CINEMA

LER CINEMA tem como objectivo primordial espicaçar o estudo, a vontade de conhecer e descobrir algumas das principais obras, correntes e realizadores da história do cinema e audiovisual, desde a ficção ao documentário, passando pela animação, o experimentalismo ou a videoarte. Para tal, serão organizados ciclos que programam obras essenciais da cinematografia e videografia mundial, de modo a proporcionar uma descoberta ao público que poderá sempre consultar os filmes exibidos disponíveis nas instalações do Calvário, a título individual e fora dos horários de exibição.
Juntam-se assim dois objectivos numa só acção: dar a conhecer obras relevantes para a arte da imagem em movimento, e divulgar o imenso espólio de filmes que podem ser consultados, vistos, estudados na Videoteca Municipal.
Para além destes objectivos genéricos a Videoteca tentará centrar os ciclos do projecto numa exploração profunda e desdobrada do conceito LER CINEMA. Numa primeira abordagem os filmes serão exibidos com uma lógica de programação centrada em leituras de cinema, sendo a própria programação encarada como leitura. Como uma montagem em que os filmes surgem como unidade básica, como frases de um texto enorme que no limite abarca o cinema todo. O objectivo final será tentar levar o público a construir as suas próprias leituras, as suas próprias programações e aproximações de filmes aparentemente distantes, numa ligação que os torna companheiros de uma mesma frase, num mesmo e gigante texto. Numa segunda abordagem, e apesar de se manter a ideia de programação anterior, a tónica vai ser colocada ao nível da relação entre texto e filme que a denominação do projecto permite.